terça-feira, 22 de junho de 2010

Carnes nobres


Não adianta negar... o churrasco é um dos pratos preferidos do brasileiro, principalmente das regiões sul e sudeste. Eu mesmo não dispenso uma boa carne.

Aqui no Rio, são inúmeras as opções de churrascarias, desde as mais populares até as mais sofisticadas, que a gente até esquece que está lá para comer carne, visto as inúmeras (boas) opções de peixes, saladas e até comida japonesa... mas na minha opinião, churrascaria é lugar de carne.

Eu sou frequentador há mais de 10 anos da Churrascaria Tourão Grill (www.tourao.com.br), na Barra da Tijuca. A Tourão Grill pertence ao mesmo grupo da sofisticada (e também churrascaria) Barra Grill e do restaurante Rialto.

A casa não tem o luxo das mais caras churrascarias do Rio, mas é um lugar muito agradável na Praça do Ó, em frente a praia da Barra da Tijuca. Apesar de não ser luxuosa, é um lugar bem frequentado, por jogadores de futebol, atores e famosos. Para estacionar, não se preocupe, pode deixar o seu carro seguro com os manobristas.

O painel logo na entrada, mostra personalidades como Ronaldo Fenômeno, ex BBBs (são personalidades ?), etc... Até eu já estive lá, quando eles tinham 2 painéis, mas retiraram 1 deles e preferiram deixar apenas os famosos mesmo. Hehehe.

Mas vamos ao que interessa de fato que são as carnes ! A casa funciona com o esquema de rodízio (ou espeto corrido em algumas regiões do nosso Brasil). Da churrasqueira saem delícias como a picanha Tourão, contra-fiet argentino no alho (chega numa chapa ainda borbulhando), filet-mignon no queijo e a costeleta de carneiro (que pode, e deve, ser acompanhada pela deliciosa geléia de hortelã Mr. Paul de Petrópolis).


Para os acompanhamentos, você pode se servir no generoso buffet de saladas e frios, e pedir ao garçom os preferidos. Na Tourão Grill eles não ficam na mesa, com aquela confusão de pratinhos um do lado do outro... ainda bem. Recomendo a cebola recheada com camarão ao catupiry (foto) e a farofa de ovos. Você ainda pode pedir uma salada especial... a minha é composta de alface picadinha, cubinhos de pão, tomate seco e o molho "Cesar". Fica aí a dica !

Na sobremesa, você também pode pedir para dar uma olhadinha na bandeja de doces ou ir novamente até o buffet, por um preco fixo (e barato) você pode provar uma deliciosa torta alemã ou a torta crocante.

Só não recomendo a casa as sextas-feiras e aos domingos, onde o atendimento deixa bastante a desejar, pois fica lotada, e, no almoço aos domingos com uma fila de espera grande ! Felizmente as carnes e a comida continuam ótimas. Preço do rodízio muito bom pela alta qualidade das carnes.

Já ia me esquecendo... se você quer somente bater um papo com os amigos, regado a um bom tira-gosto, a Tourão Grill possui um charmoso bar na entrada com o "Clube do Whisky".

3 comentários:

Andreza Mattos disse...

Beto,

A Tourão já se tornou a nossa segunda casa.

Bjs, Andreza

Alex JW disse...

Opa Beto,

Concordo com todos os seus comentários acerca da Tourão, mas você se esqueceu de falar das estonteantes BOLINHAS DE QUEIJO e dos fumegantes PASTÉIS DE CATUPIRY, dois acompanhamentos que ainda me fazem voltar à Tourão. Quanto a carne, não tem erro, é filet no queijo e contra-filé argentino no alho, tanto alho que você fica conversando com ele por mais uns 2 ou 3 dias! Preço honesto para o tipo e qualidade de comida servida, exceto no almoço de sábado e domingo. Pra quem é solteiro, tem muita pistoleira lá de bobeira, doida pra arranjar um jogador de futebol para que elas durmam apenas uma noite num flatzinho bacana na Barra. Maldita linha amarela!..rs...

Beto disse...

Verdade ! Os pastéis de catupiry são perfeitos... boa lembrança garoto !