sábado, 3 de julho de 2010

Uma instituição carioca


Existem restaurates que são a "cara" de um país, região ou cidade. É assim em todo lugar do mundo. E não precisa ser luxuoso ou frequentado por famosos. O famoso "Alfredo di Roma" (Itália) é um bom exemplo.

No Rio de Janeiro, quem nunca foi no La Mole, me desculpe, mas na minha opinião não é carioca, pois o restaurante é uma verdadeira "instituição carioca". Fundado em 1958 no Leblon (zona sul do Rio), começou pequeno como "Sorveteria e Pizzaria La Mole". O nome do restaurante foi escolhido pelo fundador em homenagem a torre "Mole Antonelliana", que fica na sua cidade natal, Turim - Itália.

Em 1974 (ano em que eu nasci) o La Mole chega ao "distante" bairro da Barra da Tijuca, e posteriormente a vários bairros da cidade. Hoje, está presente nas zonas norte, sul, oeste e também na cidade de Niterói.

Não existe outra maneira de começar uma refeição no La Mole... pedir o "couvert" (foto) é quase que uma obrigação do comensal. O mais tradicional couvert do Rio, é composto de patês, linguiça calabresa, brioches, queijo, torradinhas com parmesão, palitos de queijo, pizza branca, e opcionalmente você pode pedir um aliche (que a casa tirou do couvert há alguns anos, mas que eu sempre peço). O couvert do La Mole é tão especial (e simples) que a casa inventou o "couvert família" que você pode até pedir em casa, para reuniões de amigos. Uma delícia.


Mas, o couvert é só o começo. Tradicionalmente "italiano", o La Mole hoje na minha opinião não possui uma especialidade somente. Você come bem uma massa, uma carne ou frango e até aos sábados a tradicional feijoada (para 2 pessoas).

Eu indico um dos pratos mais tradicionais da casa: escalopinho de mignon (ou medalhão) com arroz a piamontesa (foto). Falou de arroz a piamontesa, lembrou do La Mole, sempre ! A porção é generosa para 1 pessoa, mas até 2 pessoas que comem "normal" podem dividir o prato. Outra boa pedida para quem quer experimentar uma massa é a tradicional lasanha a bolognesa, o caneloni de ricota ou o fettuccini aos quatro queijos, que chegam a mesa "fervendo".


Na linha "light" eu recomendo você pedir uma comanda ao garçom e marcar na cartela até 8 opções de verduras, legumes, queijos, frango, carne, aliche, e mais 1 molho. A salada é bem generosa, sendo o peito de frango grelhado o melhor acompanhamento.

No capítulo das sobremesas, temos a maravilhosa "torta Romeu e Julieta" (cheesecake com cobertura de goiaba) e a "torta carioca" (torta de mousse de chocolate), além de frutas, doces (o quindim é muito bom) e sorvetes (prove o profiteroles com calda quente de chocolate).

As casas são bem amplas, com ar condicionado central e em algumas unidades você ainda pode se sentar numa chamosa varanda (não recomendado no verão). A segurança nos locais é boa, e o estacionamento possui manobrista nas casas que estão na rua. Nas casas dos shoppings você usa o estacionamento do mall.

Essa é a receita do La Mole: comida boa, preços honestos e estacionamento em todas as unidades. Com certeza, vale a pena você visitar um dos mais tradicionais restaurantes do Rio.

4 comentários:

Marcus Lauria disse...

Já pedi o "couvert" em casa, realmente não deixa a desejar, é o mesmo oferecido no restaurante.

AlexJW disse...

O Couvert do La Mole é quase uma refeição, dependendo da pessoa, já nem parte para o prato principal! Adoro fazer mini-sanduíches com duas fatias de linguiça calabresa dentro do brioche, passando paté numa banda e manteiga na outra, complementando com um pequeno pedaço de muzarela, um espetáculo! De prato principal eu ratifico a sua sugestão, Beto, o famoso escalopinho com arroz à piamentese, muito gostoso. Durante boa parte da minha infância frequentei o La Mole da Rua Dias Ferreira, no Leblon, que salvo engano foi o primeiro da rede. Bela dica! Pra quem não quer enfrentar filas, indico o do começo da Barra, o maior de todos, sempre com uma mesinha disponível. Ah, não deixem de conferir as pizzas...

Fernanda disse...

Esse medalhão com arroz a piamontesa é o melhor do mundo EVER!! E o couvert nem se fala.. Além do preço, que é muito bom também! La Mole é sempre uma ótima pedida! Beijos

Beto disse...

Verdade, concordo com você.

Essa dupla do La Mole é imbatível !