quarta-feira, 23 de junho de 2010

Casa portuguesa com certeza


Nossos laços com a "terrinha" Portugal graças a Deus não foram esquecidos nos últimos 510 anos...

O Rio de Janeiro (a capital) tem certamente a maior colônia portuguesa do Brasil. Em 1906, viviam 133 mil portugueses na cidade, sendo esse número 16% da população. O Rio é ainda hoje, a maior "cidade portuguesa" fora de Portugal. O número atual dos nossos irmãos europeus atualmente chega a 700 mil cidadãos, em todo o Brasil.

Um dos mais famosos (e melhores) representantes da cozinha portuguesa é sem dúvida nenhuma o Antiquaruis (www.antiquaruis.com.br), no Leblon, zona sul do Rio. A casa, que foi fundada em 1977, segue um estilo clássico com poltronas e sofás com tons salmão e é conhecida como "ponto de encontro" de famosos, políticos, artistas (nacionais e internacionais), empresários, intelectuais e foi palco de um encontro memorável que incluiu os dois "reis" do Brasil: Pelé e Roberto Carlos.

A cozinha do Antiquarius não aceita modismos... não espere surpresas no cardápio. Ele é super tradicional, ainda bem ! A minha sugestão é o famoso "Bacalhau Nunca Chega" (foto), com batata palha, presunto, ovos e salsinha, tudo misturado... é de comer de joelhos. A crocância da batata palha, aliado ao mais perfeito e saboroso bacalhau, é um casamento que nunca deverá ter separação. Outros pratos que são muito pedidos: o arroz de pato e a cavaquinha grelhada com molho de manteiga de escargots.


A casa também possui uma adega muito bem elaborada, com as cobiçadas safras de Borgonha e Bordeaux, além é claro dos Vinhos do Porto.

Você acha que está feliz até a hora que pede a sobremesa... Chega a mesa uma bandeja imensa recheada de delicias portuguesas. Dá vontade de pedir tudo !

O atendimento e a limpeza são impecáveis. Mas, não sei se por eu não ter feito reserva e chegar de "jeans e camiseta", eu achei o maitre um pouco "nariz em pé". Mas não posso reclamar de nada no serviço. Os preços são altos, mas para ir de vez em quando, vale sem arrependimentos. O estacionamento no bairro é ruim, mas a casa possui serviço de manobrista na porta.

Recentemente a casa abriu uma filial na Barra da Tijuca, entitulada "Antiquarius Grill" (www.antiquariusgrill.com.br). Essa eu ainda não visitei, mas colocarei minhas opiniões aqui. Aguardem !

Um comentário:

Andreza Mattos disse...

Beto,

Realmente um dos melhores restaurantes que já frequentamos...

Bjs, Andreza