quinta-feira, 24 de junho de 2010

Redondas perfeitas


Todo mundo pensa que a pizza é de origem italiana. Bom, pode ter um certo sentido... mas bem antes de ser chamada de pizza, dizem os estudiosos que os egípcios e hebreus faziam uma mistura de trigo, amido e água e cozinhavam em fornos.

Com as cruzadas marítimas muito comuns naquela época, essa massa cozida chegou na Itália, onde foi "adotada" e presenteada com ervas, azeite e tomate. Contrariando o título desse post, elas ainda não eram redondas. Eram dobradas ao meio e comidas como sanduiche.

No Brasil, as redondas obviamente chegaram com a cultura italiana, e foi bairro paulistano do Brás, que as primeiras pizzas começaram a ser difundidas em nosso país. Inicialmente de muçarela (sim ! com "ç" mesmo... até hoje eu não sabia que NÃO EXISTE muSSarela, com "ss", apesar de todo mundo escrever assim) e anchova, e posteriormente outros ingredientes foram adicionados.

Uma das mais tradicionais pizzarias do Brasil, é a Casa Bráz (www.casabraz.com.br). Vencedora por vários anos seguidos por votação do juri especializado de várias revistas em São Paulo, a casa está no Rio desde 2007, e hoje já possui 2 endereços: Jardim Botânico (na zona sul) e Barra da Tijuca (na zona oeste), fazendo questão de frisar na sua logomarca e no seu cardápio a expressão "pizza tradicional".

Mas, se você está com vontade de experimentar as redondas do Bráz, tenha em mente algumas regras básicas. Primeiro, a casa não abre no almoço... as portas são abertas às 18:00 todos os dias. Segundo, se você chegar depois das 19:30, tenha muita paciência. Devido ao enorme sucesso, costuma-se esperar mais de 30 minutos para entrar. E vale a pena cada minuto aguardando !

Comece os trabalhos pedindo o tradicionalíssimo pão de calabresa regado ao melhor azeite extra virgem. Uma entrada perfeita junto com o chopp muito bem tirado. Sobre as estrelas da casa, recomendo as seguintes: Tacchino (peito de peru defumado, Catupiry MESMO e alho poró), Favorita (4 queijos excepcionais: Talégio, Peccorino, Cacciocavalo e Gorgonzola) e a premiadíssima Caprese (muçarela de búfala, manjerição, tomate cáqui e "pesto" de azeitonas pretas). Deu até fome !


Vale lembrar que o Bráz não aceita modismos, portanto, as pizzas são pedidas "a la carte" e são de 2 tamanhos (média ou grande).

Não deixe de experimentar as deliciosas sobremesas da casa... o "Gelatto Spumoni" é maravilhoso: uma bola de mousse aerada de chocolate meio amargo com outra bola de sorvete de creme, regado a calda de chocolate.

O atendimento da casa é excepcional, com os garçons se apresentando pelo nome e fazendo questão de deixar você bem a vontade. A limpeza também. O estacionamento é pago a parte, junto com o serviço de manobrista. Os preços são honestíssimos e a comida eu acho que não preciso dizer mais nada, certo ? Impecável !

10 comentários:

Fernanda Bustamante disse...

Beto!!!

Realmente a pizza do Bras é a melhor do Rio !! Fui poucas vezes.. também gosto muito do Tizziano!! o abeiente é bom, a comida é otima e o atendimento tbé dos melhores!!

Parabéns pelo belíssimo Post!!

Andreza Mattos disse...

Beto...

A minha predileta é a Favorita 4 queijos excepcionais que leva Talégio, Peccorino, Cacciocavalo e Gorgonzola. Amo muito amore mio.

Bjs, Andreza

Daniel Diplay disse...

Vou experimentar com certeza! Adoro pizza de alta qualidade!

Comparando ao Mamma, é muito superior?

Parabéns pelo Blog!! Continue assim.

Alex JW disse...

Gosto muito da pizza do Bráz, mas não acho que mereça tantos festejos e fogos assim.
A massa é muito boa, embora ache-a muito grossa, e a cobertura (todo mundo fala recheio, mas recheio fica no meio, então é COBERTURA meRmo) pouco generosa, especialmente quando se pede uma pizza com catupiry, aí vem só o cheiro meRmo. Bem, os preços são salgados em se tratando de pizza (massa de pão com queijo e perfumarias), no entanto vale um confere. Há muito tempo que não como uma pizza que me encha os olhos e agrade o paladar, porém o Brás é uma das razoáveis opções no circuito gastronômico do RJ. Ah, lembrei de uma melhor, a do Bar dos Advogados, no Centro perto do Fórum, vende como pão quente, em fatias, com MUITA mussarela (Ç?) e uma massa fininha. É isso aí, te sugiro provar lá, Betão!

Beto disse...

Na verdade o fato da massa ser ou nao mais grossa nada tem a ver com a qualidade da pizza. Como o Braz so faz a pizza bem tradicional, as redondas sempre serao assim ! Quanto aos preços, eu achei bem honestos... Um casal gastou R$ 95,00 incluindo entrada, pizza grande (que sobrou) e sobremesa... Abraços !

Beto disse...

Diplay, sao pizzas diferentes... Uma casa faz a tradicional e a outra uma pizza fininha muito bem feita tambem ! Mas pra mim ainda nao existe pizza igual do Braz ! Abraço !

Tutuma disse...

Frequento a do Jardim Botanico e é muito bom mesmo pelo ambiente, pra ir acompanhado, conversar, ficar na varanda... Acho caro, porém vale a pena pelo conjunto.

Marcelão disse...

Nessa eu nunca fui , mais ainda vou experimentar.

Se for massa grossa realmente não vou me interessar muito.

vlw

Marcus Lauria disse...

A Pizza lá é muito boa mesmo, acompanhada de um chopp Black fica melhor ainda.

Beto disse...

Podem ir sem medo se serem felizes no Bráz !