sábado, 31 de julho de 2010

Alemão Brazuca


A Alemanha nos faz lembrar de várias coisas... cerveja, carros de luxo considerados os melhores do mundo, as famosas "autobahns" (auto estradas sem limite de velicidade), futebol, mulheres loirinhas, queda do muro de Berlin, etc...

Na culinária alemã aqui no Brasil, lembramos logo de pratos típicos como chucrute, salsicha branca, salsichão, carne de porco, salada de batatas e pretzels.

No estado do RJ, um dos mais tradicionais endereços de comida alemã com qualidade e preços bem acessíveis é a famosa "Casa do Alemão". A casa surgiu no ano de 1945, no bairro do Quitandinha em Petrópolis, a "Cidade Imperial" na região serrana do estado, e hoje tem filiais em Petrópolis (centro) Itaipava, Rodovia Presidente Dutra, Rio-Petrópolis (2 casas) e a mais nova delas está no bairro da Barra da Tijuca.

A Casa do Alemão se caracteriza por lanches e refeições rápidas, e seu principal carro chefe é o sanduíche de linguiça (de fabricação própria) no pão careca ou no brioche (foto). Peça o seu com uma bela fatia de queijo prato derretido e coloque a famosa mostarda escura sobre a iguaria. Fica uma delícia !


Outro quitute imperdível, considerado um dos melhores do Brasil, é o croquete de carne (foto). Com uma casquinha crocante e um recheio cremoso, até hoje todos tentam mas ninguém conseguiu chegar nem perto do croquete deles. É pra comer vários de uma vez !


Se você preferir uma salada, vc vai encontrar várias, incluindo as tradicionais de lombinho defumado e de salsicha viena. Todas as saladas são acompanhadas de batatas e chucrute.

Guarde espaço para as sobremesas. Aqui você vai encontrar um mil folhas maravilhoso (foto) caprichosamente coberto por um açúcar de confeiteiro. Não deixe de experimentar também o strudel de maçã e as bombas de chocolate.


Ah ! Não esqueça de levar para casa os deliciosos biscoitos amanteigados, palitinhos de biscoito cobertos de chocolate, salsichas e linguiças (tudo de fabricação própria), que em algumas lojas estão dispostos em uma lojinha self-service.

Os preços são bem acessíveis (principalmente os "combinados" com sanduíche e croquete) e os restaurantes possuem estacionamento fácil e amplo. Nas filiais da Dutra e da Rio-Petrópolis, cuidado com as noites de sexta-feira e as tardes de domingo, pois ficam lotadas ! Até mesmo ser atendido no balcão é difícil e também demorado.

Se você quer um lugar agradável, com garçons simpáticos, comida barata e rápida, vale sem dúvida a dica. Experimente !

3 comentários:

Daniel Diplay disse...

Tem uma Casa do Alemão aqui do lado hehehhe.

Po, sanduíche de linguiça com queijo é sem igual realmente! Tem aquele croquete de Bacalhau que é foooooooda pra caralho.

TheLittlePepper disse...

Nao se pode negar a tradição da Casa do Alemão, caro "quase" conterraneo. Eu morei por 8 anos a 500 m. da Casa do Alemão de Petrópolis, sentia o cheiro do croquete diariamente, e quando queria ia até lá: comprar croquete, linguiça pra degustar em casa. Mas ainda assim gostaria de sugerir que vc também comentasse da Pavelka, que em Petrópolis fica na mesma redondeza, aqui pelo Rio tem o nome de DELI 43, onde se pode encontrar uma filial na R. Gonçalves Dias quase em frente a Confeitaria Colombo, e outra na R. José Linhares no Leblon. Não desmerecendo o croquete do Alemão, porém da Pavelka é mais mais... nem sei o que falar, mas é divino também, e o sanduba de Salsicha de Vitela com Queijo no pão de leite, ahhhhhhhh é de enxer a boca d'agua. Experimente esse lugar depois me fala!!

Bye
Janaina

Beto disse...

Janaina, obrigado pela visita e sugestão ! Está anotadíssima !

Acompanhe sempre o Blog !