sábado, 17 de julho de 2010

Dom Quixote Carioca


Uma das obras mais conhecidas de todo o mundo sem dúvida é o clássico da literatura ocidental "Dom Quixote", obra prima do dramaturgo, romancista e poeta espanhol Miguel de Cervantes Saavedra.

Miguel de Cervantes também "emprestou" seu famoso nome a um dos mais tradicionais restaurantes do Rio de Janeiro. Pensou em sanduíche "letigimamente carioca", pensou no Cervantes, fundado em 1955 como mercearia, mas também fornecia sanduiches "no capricho".

A primeira casa, que continua até hoje, foi aberta no bairro de Copacabana, zona sul do Rio é conhecida como principal "reduto gastronômico na madrugada de Copa". Até hoje é possível ao invés de entrar no restaurante (anexo ao "bar"), pode-se acompanhar a "construção" do seu sanduíche que é feita a poucos centímetros do cliente. É uma confusão danada a pressa dos cozinheiros fazendo vários sandubas ao mesmo tempo... mas no final tudo dá certo e fica delicioso. Pode confiar !

O carro chefe do Cervantes é sem dúvida o "SANDUÍCHE SUPER MEGA ULTRA RECHEADO" para nenhum glutão (nem eu, hehehe) colocar defeito. Minha dica é o "Filet mignon com queijo e abacaxi" (foto) e o "Tender com abacaxi" (o abacaxi acompanha todos os sanduíches, mas você pode pedir sem... eu acho que fica bem melhor com abacaxi). A casa possui mais de 20 tipos de sanduíches e TODOS são deliciosos. Dá uma olhada na quantidade de recheio...


O acompanhamento do sanduíche (se é que ele precisa) eu acho que fica legal com o salpicão de presunto ou frango (foto), servido na temperatura (gelada) certa e vem numa porção que parece pouco, mas serve bem 2 pessoas.


A casa também é famosa pelos pratos chamatos "minutas", pois saem em poucos minutos da cozinha. Eu posso recomendar 2 deles (fotos): "Filet mignon a Oswaldo Aranha" (onde a carne generosamente coberta por alho frito, é acompanhada de farofa de ovos, arroz e batatas portuguesas), e o "Filet de frango a milanesa a francesa" (onde o generoso filet é acompanhado por uma linda porção de acompanhamento a francesa: batata palha, presunto, cebola e ervilha)... deu até fome !




Se você ainda tiver estômago para a sobremesa, não deixe de conferir o "Pastel de Santa Clara"... um doce português a base de ovos, e uma masssa folheada maravilhosa. Para beber, fica o registro do chopp muito bem tirado !

Na casa de Copacabana é dificil estacionar (tem que ser na rua), mas nas 2 filiais da Barra da Tijuca (zona oeste do Rio) é bem fácil, pois ficam em shoppings com estacionamento.

Os garçons são simpáticos e vestem o tradicional uniforme de paletó branco com gravata borboleta preta. Atenção somente para a limpeza das mesas em dias super cheios (almoço de sabado e domingo), pois como eles não usam somente a toalha (usam um vidro sobre a toalha), os garçons limpam com álcool, mas as vezes deixa a desejar a limpeza, e você tem que pedir uma "segunda rodada" de álcool.

Os preços são baratos e honestos, e a casa não cobra os 10% do serviço (obviamente que eu pago, quando sou bem atendido). Sem dúvida um lugar que vale a pena conferir !

3 comentários:

Marcelão disse...

Cervantes é muito bom , todos os sanduiches são excelentes e as refeições são bem servidas e deliciosas . O preço é honesto , é um restaurante a moda antiga muito bom .

Eu aprovo.

Vamos lá quando ? kkkkkkkk

Daniel Diplay disse...

Cervantes conseguiu manter aquele ar de Rio antigo, tanto na aparência do local, quanto aos garçons e cardápio.

As refeições são muito bem servidas e com preço em conta, os sanduíches tb são demais.

Só um atento sobre o atendimento, somente na loja do Shopping Via Parque e na daquele shopping perto da Citroen que os garçons são simpáticos, na de copacabana eles são um poço de soberba, parecem que estão fazend um grande favor para você, não gosto do atendimento daquela loja minúscula...

Fernanda Bustamante disse...

Estive lá hoje.. primeira visita.. achei muito bom!! comida bem caseira, ótimo tempero.. porções generosas..

Beto!!

ótimas as suas dicas!!!!!