sábado, 10 de julho de 2010

Embaixada Suíça


Quando se fala em Suíça, lembramos logo de frio e chocolate, claro. Os seus famosos chocolates estão entre os melhores do mundo.

O restaurante Casa da Suíça (www.casadasuica.com.br) literalmente é uma embaixada deste país no Rio. Fica no térreo do prédio construído em 1952 para abrigar a Embaixada, o Consulado, o Centro Acadêmico, a Câmara de Comércio, a Capela, o Restaurante e o "Circle Suisse"... Depois da ida da Embaixada para Brasília e a diminuição da colônia, restaram apenas o Consulado e o Restaurante. O prédio está localizado no bairro da Glória, no início da zona sul, porém bem próximo ao centro da cidade.

Existem inúmeras delícias que o restaurante serve, mas eu ainda fico com o prato mais conhecido: Fondue, que na casa, pode ser pedido de várias maneiras. Desde o mais tradicional "Bourguignonne" (onde os cubos reluzentes do melhor Filet Mignon é frito no óleo) que poderia ser mais generoso na quantidade da carne, passando pelo "Au fromage" (com queijos Emmental e Gruyère, onde se é degustado com cubos de pão), pelo "Chinês" (onde finas lâminas de carne são cozidas em água fervente), pelo "Lês viandes diverses sur pierre" (diversos tipos de carne fritos em uma pedra na mesa) e chegando no "Fondue aux Fruits de Mer" (frutos do mar). O acompanhamento não pode deixar de ser a famosa "Batata "Roesti", que é servida impecavelmente perfeita !

Além do Foundue, a casa também tem como destaques o "Bratwurst mit Roesti" (Salsicha branca de vitela grelhada com cebolas servida com batata suíça) e o "Zürcher Geschnetzeltes" (foto)(iscas de filé à moda de Zurich, cortado em tirinhas finas, sauté na manteiga com ervas frescas e flambado com vinho branco, do qual se faz um molho cremoso com champignons que envolve novamente a carne e é servido com batata suíça).


Depois, o comensal tem a sua disposição as sobremesas maravilhosas. Recomendo o "Mousse au Chocolat" (que é servida em uma caixinha também de chocolate, para você devorar com prazer) e o saboroso "Fondue Royalle" (para duas pessoas) que consiste em profiterole, maçã, mamão, melão, banana, laranja e morango mergulhados em calda de chocolate quente. Irresistível !

A casa (que possui vários ambientes e um charmoso jardim de inverno no meio do pátio central) fica em local de conturbado acesso, pois a rua é estreita e de mão dupla, mas possui vários manobristas e tem um bom estacionamento, não se preocupe quanto a isso.

Os preços, em se tratando de uma culinária diferenciada, são bons. O atendimento dos garçons é bom e são simpáticos e fica aqui uma dica essencial: como a casa não aceita reservas, evite chegar depois das 20h, pois você irá enfrentar uma fila imensa (possivelmente ficará mais de 1:30h aguardando uma mesa), pois a disputa para jantar no local é grande... mas vale a espera. Porém, vale a pena se programar para chegar cedo e viver por algumas horas o gostinho da Suíça no Brasil. Recomendado !

Um comentário:

Marcelão disse...

BOM BAGARAI LÁ .

A MUITOS ANOS FREQUENTEI , NÃO SEI COMO ESTÁ O SERVIÇO HOJE EM DIA MAIS DEVEM TER MANTIDO O PADRÃO.

VALE A PENA CONFERIR