sábado, 24 de julho de 2010

Sushi Contemporâneo

O termo "contemporâneo" utilizado na culinária, significa que a cozinha reúne em um mesmo prato elementos de diversas tradições e lugares diferentes. É usado muito na culinária francesa, italiana, portuguesa e oriental.

O melhor representante da cozinha contemporânea japonesa no Rio de Janeiro, é sem dúvidas o Manekineko. Restaurante com decoração moderna, sem excessos, o Manekineko caiu no gosto do público carioca com "invenções" muito bem executadas no seu cardápio. Sou cliente assíduo do "japa", como são chamados carinhosamente os restaurantes japoneses, aqui no Rio.

A casa, que possui 6 filiais espalhadas pela cidade (Tijuca, Leblon, Ipanema, Humaitá, Barra e Itanhangá) vive lotada, com filas de espera nas noites de sexta e sábado. Sem dúvida, é bastante concorrida a ida ao Manekineko, e digo como cliente fiel: vale a pena a espera.

Além do tradicional menu com sushis, sashimis, tempuras e temakis, a equipe do Manekineko realiza mudanças no menu de 3 em 3 meses, baseado nas várias criações dos seus criativos sushimans, inclusive para datas especiais: no dia das crianças por exemplo, eles inventaram a "Centopéia". Veja que bacana...


Para quem não dispensa o rodízio, na casa ele conta com nada menos do que 60 itens, muito variados, desde o tradicional, passando pelo moderno e até sobremesa, com sorvete incluso.

Se você prefere fugir do rodízio, não deixe de experimentar o "Pirulito de salmão defumado" (com cream cheese), o "Tempura de camarão" e o "Mini camarão ao ninho" (foto)(massa de macarão crocante).


Deixei em separado o mais famoso da casa: "Monte Fuji" (enrolado com recheio de atum, salmão, camarão e cream cheese, empanado, servido com finas lâminas de laranja pêra, lima da pérsia, limão siciliano e limão tahiti) caprichosamente em um tijolo de vidro em forma de montanha. Veja a foto abaixo... Uma delícia !


Outra boa pedida é o "Hot camarão" (massa fina e crocante com recheio de camarão, alho poró e Catupiry) e o "Haru hot diferente" (massa fina e crocante com recheio de cream cheese, tomate seco, kani e palmito). Esses dois são impredíveis !

De sobremesa não esqueça da tradicional banana caramelada, tempura de sorvete ou os harumakis doces (banana com chocolate, banana com canela ou goiabada com Catupiry), acompanhados por uma generosa bola de sorvete.

As casas possuem estacionamento fácil e o atendimento sempre é muito simpático. Os preços em se tratando de cozinha japonesa (que já possui preços mais elevados que as outras culinárias) são bons e honestos, principalmente do rodízio, que para mim, é o melhor que eu já comi até hoje (e não foram poucos).

Sem dúvida nenhuma, um restaurante imperdível !!!

7 comentários:

Fernanda disse...

Tô doida pra ir num japa, costumava ir no Benkei, mas tá tão caído, não tá a mesma coisa. Que legal, Beto! Valeu a dica! Beijos.

Marcus Lauria disse...

Esse eu já fui, muito bom. Mas prefiro ir em um rodízio, pois sai mais em conta e doi menos no bolso.

Marceão disse...

Sem comentários , o melhor japones que ja frequentei até hoje .

Atendimento 100% , pratos 100%

ambiente 100%

pra mim é pereito , deixando só algumas faltas no rodízio que acho que poderiam incluir.

Daniel Diplay disse...

Melhor Japa que já experimentei! Gosto muito de ir lá.

Aliás, deu uma fome... :P

Partiu Maneki?!

Marcelão disse...

Ué bimmer , mais o kineko tem rodizio sim ! E é um dos melhores que tem !!!

Beto disse...

Exato, o Manekineko tem rodízio.

Roberto Sherrill disse...

Como o Marcelão falou,melhor japones que eu ja fui aqui no RJ.Recomendo de olhos fechados!